quarta-feira, 23 de agosto de 2023

O Rock Progressivo italiano


Origens:

O Rock Progressivo ficou conhecido mundialmente a partir de inúmeras bandas clássicas como YES, GENESIS, KING CRIMSON, PINK FLOYD, GENTLE GIANT, VAN DER GRAAF GENERATOR, Emerson Lake and Palmer e muitas outras. Quando se fala nesse gênero musical é muito provável que essas bandas citadas sejam as primeiras que venham à mente, exceção feita apenas entre aqueles que sentem orgulho de só gostar de grupos considerados "obscuros". Porém, além do reconhecimento, esses nomes citados têm outro ponto em comum, a sua nacionalidade britânica.

É inegável que o Prog da Grã-Bretanha seja o mais conhecido entre todos os amantes do estilo, uma vez que os ditos "medalhões" são todos de lá. Isso também acontece com muitos dos subgêneros do Rock. Para uma parcela dos fãs a vertente preferida vem de outro país, a Itália. Se existiu alguma outra nação que pôde na época confrontar os ingleses em termos de número e qualidade de bandas de Rock Progressivo, esses eram os italianos.

No final dos anos 60 a Itália ainda não tinha tradição dentro do Rock em geral. O clima político no país era pesado, já que a influência da ala esquerdista nos assuntos internos estava se tornando muito grande. Alguns grupos extremistas foram responsáveis por uma série de violentos ataques e desordem, em um período que ficou conhecido como "Anni di Piombo", ou "Anos de Chumbo"". Essa turbulência política teve influências nos direcionamentos artísticos de diversas áreas. Os jovens estavam desejando mudanças e esse desejo atingiu dos compositores populares até alguns estudantes de conservatório. O Rock foi absorvido à cultura do país e logo se tornou símbolo de protesto do mesmo modo que aconteceu em diversos outros países.

Aqueles que começarem a ouvir o Rock Progressivo italiano vão perceber logo no início que o estilo é cheio de nuances e peculiaridades e, no fim das contas, que a música desses grupos é o resultado de música clássica tocada como Rock, diferente das bandas inglesas, como o YES, que faziam o contrário, ou seja, tocavam Rock à moda da Música Clássica. Outro modo de dizer é que na Itália foi o Rock que influenciou o clássico e não o contrário. Outro ponto característico é o fato da música ter um grande caráter nacional, com elementos barrocos e também uma enorme influência das óperas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP ÁLBUMS PROG DE 2023