domingo, 25 de fevereiro de 2024

TOP ÁLBUMS PROG DE 2023


Estamos chegando ao fim do ano, e resolvi publicar aqui uma lista de excelentes álbuns (na minha humilde opinião) que considero destaques na cena Progressiva de 2023. Ressalto que a lista à seguir não segue nenhuma ordem de importância.



Décimo sexto álbum de estúdio da banda sueca FLOWER KINGS, liderada pelo excelente guitarrista Roine Stolt. "Look at you Now" segue o padrão utilizado pela banda em seus últimos trabalhos com canções curtas, ótimo instrumental e bastante influência estilística de YES e PINK FLOYD.



Após anos de silêncio, os italianos do IL CASTELLO DI ATLANTE reaparecem com "Memorabilia", (lançado em outubro de 2023 digitalmente na forma de EP), trazendo cerca de 30 minutos de um clássico Rock Progressivo recheado de belas melodias e o talento composicional de sempre. "Memorabilia"  contém três faixas inéditas tocadas pela formação histórica e duas novas faixas inéditas tocadas por toda a formação atual.



Os australianos do UNITOPIA retornam  após um longo período de mais de 10 anos sem lançamentos. Este álbum mostra um estilo mais aventureiro da banda que ainda não tinha executado crescendos musicais dessa natureza. Há  também adição de um pouco de peso e um toque mais sombrio à música que está relacionada aos temas do álbum. UNITOPIA alcança um altíssimo nível de qualidade aqui em suas composições, mantendo seu talento para belos arranjos e excelente produção. Este é o grande álbum Progressivo moderno que os fãs estavam esperando.



O LOGOS está na ativa desde fins dos anos 90 e apesar de lançar poucos álbuns nesse período, a banda se consolida como uma das mais interessantes com seu som melódico baseado em teclados inspirados mestres italianos dos anos setenta, LE ORME e BANCO.
"Bokeh" é um relançamento dos dois primeiros álbuns do LOGOS, porém isso não tira o mérito de estar na lista dos melhores de 2023.



Mais uma banda que dá o ar da graça após cinco anos de silêncio. O NEXUS mais uma vez apresenta um excelente álbum e dessa vez com  uma novidade, Roxana Truccolo, a nova baixista e vocalista. Ela não apenas sabe cantar, mas também traz consigo, junto com um registro adequado, um novo timbre vocal para enriquecer os tons góticos especiais que são tão adoráveis ​​no som NEXUS. E, como baixista, seu acoplamento com a bateria de Nakamura é simplesmente impecável.



LE VELE DI ONIRIDE é uma banda de Imola, Itália, que executa um Rock Progressivo com uma ótima mistura de traços retrô e modernos, unidos por seu toque pessoal. Esse seu álbum de estréia "La Quadratura del Cerchio" foi lançado em 30 de maio de 2023 pela Lizard Records e contém 7 faixas longas. A tracklist é bem construída, bem intensa do começo ao fim, mantendo o ouvinte sempre muito envolvido tanto musicalmente quanto com as letras cheias de significado. Uma escuta recomendada para todos os amantes das sonoridades do Rock Progressivo italiano, conseguindo trazer a atmosfera dos anos dourados de volta aos dias atuais, um dos melhores lançamentos de 2023.



Lars Fredrik Frøislie é o tecladista da banda WOBBLER, e que já trabalhou com outras bandas norueguesas (WHITE WILLOW e TUSMØRKE). Lars também toca bateria e canta em norueguês. "Fire Fortellinger" é seu primeiro álbum solo feito sozinho durante a pandemia. A música é sem surpresa Prog sinfônico conduzido por teclado com 2 faixas épicas de mais de 16 minutos.

O ouvinte encontrará Elementos de WOBBLER, e até um pouco de TUSMØRKE e JORDSØ, mas praticamente é um álbum bem pessoal. "Rytter av Dommedag" é uma peça de abertura incrível, cheia de ótimos teclados antigos, incluindo órgão Hammond e Mellotron. Os teclados são todos autênticos vintage, e certamente é um dos melhores lançamentos Progressivos de 2023!



Lançado em abril de 2023, "Passage to the Forest of Mysterious" é o segundo lançamento de KARFAGEN nesse no ano, que consiste em dois CDs. A música é originária de "Echoes from within Dragon Isle" e "Birds of Passage". 

O segundo disco chamado "Birds" é um disco interessante. Kalugin retrabalhou a música das sessões de "Birds of Passage". Isso começa com os 22 minutos de "Birds (parte 1)" sendo uma versão instrumental destacando os elementos musicais criacionais do álbum original. O mais incrível é que, embora seja representativo do álbum "Birds of Passage", também é uma peça totalmente nova. Pode-se dizer que é até uma extensão. Isso mostra a profundidade e a criatividade de Kalugin. Ele pode revisitar este álbum anterior e ainda compor uma nova obra que pertence e ainda se distingue como uma entidade separada.

Ambos os discos têm uma experiência de audição familiar e desconhecida. Mesmo se você tiver "Echoes from inside Dragon Island" e "Birds of Passage", você não vai se arrepender de compra-lo para ouvir mais. Se você não tem esses álbuns, depois de ouvir isso, você vai querer comprar os dois álbuns também.



Em 13 de maio de 2023, "Pangea e le tre lune", o quinto álbum da banda IL CERCHIO D'ORO foi lançado pela Black Widow Records. Trata-se de um álbum conceitual dedicado à Pangea, este imenso continente formado há cerca de trezentos milhões de anos. Aliás, a arte foi produzida por Armandi Mancini que trabalhou no início dos anos setenta para as capas de THE TRIP, IL ROVESCIO DELLA MEDAGLIA, QUELLA VECCHIA LOCANDA e muitos outros. 

Em "Pangea" encontraremos imediatamente o IL CERCHIO D'ORO que amamos. O equilíbrio aqui é perfeito na própria música e nas partes instrumentais largamente investidas pelos teclados de Franco Piccolini mas também já com um Massimo Spica que afirma a sua presença através de vários refrões que têm caráter.



Após muitos anos de ausência, finalmente saiu o tão esperado novo álbum de estúdio do BALETTO DI BRONZO, "Lemures", com Gianni Leone, Riccardo Spilli e Ivano Salvatori. O álbum trás a maravilhosa energia e criatividade das músicas e letras que o farão viajar no tempo mas com um som e uma atmosfera que remetem para o futuro ano 3000.



O trio brasileiro CARAVELA ESCARLATE assinou com a Karisma Records, para relançar seu segundo álbum mundialmente (em CD e LP), e em janeiro de 2023, surgiu esse novíssimo CD intitulado simplesmente "III". De acordo com a banda, o novo álbum evoca questões históricas em diferentes contextos - Império Romano, Tempos Medievais, Civilizações Pré-colombianas e Era dos Descobrimentos. A arte da capa é uma pintura do famoso pintor britânico William Turner retratando a erupção do Vesúvio que destruiu Pompéia em 79 dC. A música está na linha de seu trabalho anterior: Rock sinfônico "sabor" anos setenta dinâmico e variado com teclado vintage, apoiado pela bateria enérgica e poderoso trabalho de baixo Rickenbacker. Certamente um dos melhores trabalhos já lançados no Brasil no cenário Progressivo!

12. SEVEN IMPALE • Summit


SEVEN IMPALE é um sexteto norueguês que toca um Rock Progressivo bastante Dark, pesado e com incursões jazzísticas. Em muitos aspectos, eles têm muitas semelhanças com o VAN DER GRAAF GENERATOR, embora com arranjos mais impactantes. "Summit" é um álbum poderoso e dinâmico. A execução é excelente e todas as quatro músicas crescem e evoluem de maneiras atraentes, evocando o KING CRIMSON e VAN DER GRAAF dos anos 70. 



Lançado em 2017, "Syndenes Magi" é o sexto álbum dos ARABS IN ASPIC e um ponto de viragem na sua longa carreira, estabelecendo os parâmetros, tanto musicalmente quanto estruturalmente, para a direção que a banda tomaria dali para frente. Em 2023, "Syndenes Magi" foi retrabalhado e remasterizado pela Karisma Records, meticulosamente masterizado por Jacob Holm-Lupo (WHITE WILLOW, OPIUM CARTEL, SOLSTEIN + + +) no Dude Ranch Studios. A primeira edição limitada da versão LP vem em uma capa especial com três dobras, revelando mais da impressionante arte da capa de Julia Proszowska feita para o álbum - e se combinada com a primeira versão do LP "Syndenes Magi", todos os cinco painéis da pintura ficarão visíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP ÁLBUMS PROG DE 2023